Neste Jornal das Oficinas TV, fazemos uma homenagem em altas rotações a Steve McQueen e mostramos um pneu que se lança à conquista do espaço. Mas, antes, vamos até Póvoa de Sta. Iria visitar a Krautil Portugal, que passou a ter no seu portefólio a marca de travagem Brembo.
A mesma empresa distribui, desde 2011, para o canal automóvel, a marca Yuasa, que se assume como líder na produção de baterias a nível mundial. Ao JO TV, Carlos Silva, diretor de vendas e marketing da empresa, explica as razões do sucesso desta marca premium de origem japonesa.
A Quimirégua é dos parceiros mais importantes da Spies Hecker em Portugal, marca que pertence à Axalta Coating Systems. Armando Musqueira, que é, a par de José Manuel Magalhães, administrador, dá conta do percurso colorido que a empresa tem feito ao longo dos quase 14 anos de atividade.
Já a MANN+HUMMEL, aposta em filtros inteligentes. A crescente contaminação do ar e o aumento da consciência sobre a saúde fazem com que o filtro de ar do habitáculo seja um produto muito importante para a marca. Nos últimos anos, a procura de filtros de partículas de alta eficiência aumentou, pois estes produtos permitem a retenção de mais de 99% das partículas.
E se lhe dissermos que o próximo pneu a rolar em Marte resulta da colaboração entre a NASA e Goodyear? É verdade. Não tem estrutura interna ou ar, sendo composto por uma liga de níquel e titânio. Este pneu, que tem propriedades úteis para atravessar terrenos acidentados, vai equipar os todo-o-terreno que devem chegar a Marte e à Lua. A sua elasticidade e capacidade de memória permitem que se deforme facilmente e supere obstáculos.
Sabe qual é o automóvel com mais quilómetros do mundo? Um Volvo. Pertence a Iry Gordon, que comprou o seu 1800 S em 1966. Com um trajeto diário de 200 km, uma dedicação à manutenção e uma paixão por conduzir, este professor de ciências norte-americano atingiu, em 10 anos, 800 mil km. Este Volvo ainda mantém o motor e a caixa de velocidades de origem. A distância já percorrida, mais de cinco milhões de quilómetros, é superior a 127 voltas ao mundo.
A Ford homenageia Steve McQueen ao apresentar uma edição especial do Mustang GT Bullitt, que lembra o que entrou no icónico filme de 1968. O modelo presta tributo a um dos momentos que mais marcou a sua história e que foi a mítica perseguição pelas ruas de San Francisco. A nova versão preserva a cor verde-escuro e o preto shadow do modelo original, mas é animado por um motor V8 de 5,0 litros a gasolina, que o leva a atingir os 262 km/h. O interior tem um ecrã digital LCD de 12”, embora a marca tenha conservado do modelo original a transmissão manual com um punho de bola branca. Se é fã deste desportivo, saiba que ele deve chegar à Europa no final do ano em curso.